Blog

Curiosidades sobre a Castanha-de-Caju

Voltar




Confira curiosidades sobre a castanha-de-caju, o verdadeiro fruto do caju!

Sim, é isso mesmo: o verdadeiro fruto da espécie é a parte conhecida como a castanha-do-caju. E o que é considerado popularmente como fruto é, na verdade, uma haste carnosa, o pseudofruto, geralmente da cor amarelada ou rosada.

De origem brasileira, a castanha é muito conhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde. Nossos tupiniquins, inclusive, sempre fizeram dela um de seus mais completos e importantes alimentos.

Recomendada por profissionais da área de nutrição como indispensável para uma dieta saudável, a castanha é rica em nutrientes e ácidos graxos essenciais para nossa nutrição.

Esses ácidos compõem uma classe de moléculas que não podem ser produzidas pelo organismo, mas que são necessárias ao seu funcionamento, tornando sua ingestão extremamente benéfica.

Embora tenha um potencial calórico considerável, não se pode dizer que a castanha engorda.

A confusão é, muitas vezes, gerada pelo fato das castanhas possuírem alto teor de gorduras. Mas essas são, na verdade, gorduras boas – chamadas insaturadas, provenientes da natureza – pois quando consumidas com moderação, auxiliam no funcionamento saudável do metabolismo, o que auxilia bastante na perda de peso.

A lista de propriedades medicinais do alimento é gigantesca: ele é adstringente, antidiabético, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, diurético, etc…

As aplicações deste ingrediente são diversas e você pode conferir algumas delas nas receitas originais e surpreendentes desenvolvidas pelo Camaradería Gastrobar!