Blog

Curiosidades sobre a Castanha-do-Pará

Voltar




Confira curiosidades sobre a super-brasileira castanha-do-pará!

O nome científico da nossa tradicional castanha-do-pará é Bertholletia excelsa. Mas ela é também conhecida por vários nomes, como castanha-do-brasil, castanha-do-acre, ocari, tururi, etc…

Sua comercialização é positiva tanto do ponto de vista econômico quanto sustentável, uma vez que as gigantescas castanheiras protegem o meio ambiente e ajudam a preservar o equilíbrio da natureza.

De sua composição, 18% é pura proteína e ela possui também minerais como fósforo, potássio e vitamina B, além de ferro, selênio e zinco. Devido ao alto teor não apenas das proteínas, mas também de lipídios e vitaminas que possui, a castanha é popularmente conhecida como “superalimento”.

Ela é consumida, normalmente, “in natura”, cozida ou cristalizada. Harmoniza muito bem com variados tipos de pratos e é usada, também, em confeitarias e indústrias de chocolates.

A castanha-do-Pará é fonte privilegiada de selênio, que em conjunto com a vitamina E, impede a degeneração da membrana que envolve a célula, protegendo-a da oxidação e contribuindo para melhorar as defesas do organismo.

Pode atuar na redução dos níveis de colesterol, Alzheimer, câncer de mama e outras doenças crônico-degenerativas – além de, claro, possuir um sabor suave que é inconfundível!

As aplicações deste ingrediente são diversas e você pode conferir algumas delas nas receitas originais e surpreendentes desenvolvidas pelo Camaradería Gastrobar!