Blog

Curiosidades sobre a Tâmara

Voltar




Confira curiosidades sobre a tâmara, o fruto conhecido como “tesouro do deserto”!

A tâmara é um fruto de cor avermelhada, polpa fibrosa e apresenta paladar agridoce. Podem ser consumidos frescos ou secos, sendo este um dos principais alimentos do norte da África e do Oriente Médio.

Segundo estudos, o fruto é conhecido a pelos 5 mil anos e o seu cultivo teve origem no Golfo Pérsico, embora não seja possível afirmar com precisão em que região germinaram naturalmente. Atualmente, países como Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque são responsáveis conjuntamente por 98% da sua criação.

São produzidos pelas tamareiras – termo originário da língua hebraica – que começam a produzir fruto de quatro a dez anos depois de plantadas. Podem alcançar até 25 metros de altura, sendo esta considerada a planta mais útil da família das palmeiras, atrás apenas do coqueiro.

A tâmara é muito nutritiva por conter proteínas, açúcares complexos, sais minerais e vitaminas, além de ser igualmente abundante em potássio, cobre, magnésio e cálcio. O fruto desperta o apetite e fortalece o organismo, evitando gripes, viroses e outras afecções dos sistemas respiratório e urinário.

Estudos comprovam que misturadas com outros tipos de alimentos, as tâmaras também ajudam no combate à anemia, hipertensão, hepatite crônica e agudas e suas fibras auxiliam ainda no bom funcionamento do intestino.

Não é a toa que este fruto seja bastante apreciado por aqueles que praticam atividades físicas, desafios de resistência ou esportes de duração prolongada. Dizem que se uma pessoa comer 3 tâmaras por dia levará uma longa vida. Ou seja…  ENERGIA PURA!

As aplicações deste ingrediente são diversas e você pode conferir algumas delas nas receitas originais e surpreendentes desenvolvidas pelo Camaradería Gastrobar!