Blog

Curiosidades sobre o Alho Negro

Voltar




Conheça mais sobre essa iguaria cada vez mais presente na gastronomia brasileira

A princípio pode até parecer estranho, mas características como doce, frutado e macio, estão presentes no alho negro, uma variação do alho “in natura”, sendo esta, uma iguaria ainda desconhecida por muitos brasileiros.

O processo de produção tem origem asiática (Coreia e Japão) e consiste na fermentação e envelhecimento do bulbo comum (Allium sativum), mantido em estufa por aproximadamente três semanas.

Durante este período, a temperatura e a umidade são controladas para que o produto possa atingir a coloração e o ponto ideal de maturação. O alho perde volume, a casca adquire uma coloração dourada, enquanto os bulbos assumem uma tonalidade negra, resultando em sabores e aromas complexos e únicos.

Diferentemente do alho original, o alho negro possui sabor adocicado – semelhante ao aceto balsâmico, melaço, ameixa preta e tâmaras – harmonizando com massas e defumados.

As aplicações deste ingrediente são diversas e você pode conferir algumas delas nas receitas originais e surpreendentes desenvolvidas pelo Camaradería Gastrobar.