Blog

Destaques do Cardápio - Cuchara Asteca

Voltar




Confira curiosidades sobre a cuchara – um clássico da culinária mexicana! 

O ‘taco’ é um símbolo gastronômico do México e mais da metade da população o considera como o lanche nº1 para se solicitar fora de casa. Existem inúmeras combinações para compor esse prato e quase todas levam o guacamole.

Segundo registros históricos, as tortilhas (milho/trigo) foram criadas há 1500 anos a.C., pela necessidade de não se sujar as mãos durante as refeições, uma vez que possuir talheres era um privilegio de poucos. Ainda nos anos dourados do Império Asteca, possuir talheres continuava sendo fora dos padrões da população e nesse período o uso dessas ‘colheres’ se consolidou.

Assim, os tacos eram usados como colheres, ou melhor como: cucharas!

“Se diz, inclusive, que Montezuma (principal imperador Asteca), usava as tortilhas como cucharas para sustentar a comida, as quais eram preparadas sobre pedras quentes e decoradas com chile e feijão” – trecho das crônicas do século XVII.

No México, estima-se que cada habitante consome 6 kilos de tortilha por ano ! É muito taco, gente!
E mais: no dia 31 de março, é comemorado o dia mundial do taco – a data é celebrada desde 1997.

E aqui, no Camaradería, esse clássico da culinária mexicana também foi repaginado! As cucharas principais são feitas de trigo e o recheio é composto por chille, feijão, tomate, soja e guacamole – também acompanha tortilhas de milho.

O prato é servido com duas cucharas! Uma já é sua e a outra você vai dividir com quem?